Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dessa vez o cenário é outro e o Liverpool encontrará dificuldades em Londres diante do Tottenham de Pochettino

Tottenham e Liverpool se enfrentam neste domingo, às 09:30 de Brasília, no White Hart Lane. Os Spurs lideram a competição com seis pontos e cinco gols de saldo, um a mais que o segundo colocado Manchester City.

Em boa fase, os comandados de Maurício Pochettino chegam motivados para o confronto. Os 100% de aproveitamento conquistados nas duas primeiras rodadas, com vitórias sobre os rivais de Londres West Ham e QPR, credenciam o bom momento do clube e o satisfatório trabalho que faz o treinador argentino, ainda que esteja no início da competição.

Na temporada passada, quando se enfrentaram, o Liverpool levou ampla vantagem nos dois confrontos. Em Londres, cinco a zero. No segundo turno, em Anfield, foram quatro gols. No agregado, nove a zero.

Mas a superioridade do Liverpool de Brendan Rodgers naquela ocasião não se compara a realidade das equipes hoje. Por mais que tenha mantido sua espinha dorsal, perdeu sua grande estrela e referência da equipe, Luís Suárez, para o Barcelona. Trouxe bons jogadores e tornou o limitado elenco de 2013/14 homogêneo. Mas o time ainda não engrenou.

Sofreu para vencer o Southampton na primeira rodada em Anfield e perdeu para o Manchester City, na última segunda-feira, no Etihad.

O Tottenham, por sua vez, suportou bem o West Ham no Upton Park com um jogador a menos durante todo segundo tempo. No fim foi premiado com o gol do jovem Eric Dier. Na segunda rodada atropelou o Queens Park Rangers em seus domínios por 4 a 0.

A equipe de Pochettino é mais compacta defensivamente e, aos poucos, vai ganhando a confiança necessária. É superior ao time de Villas-Boas e de Tim Sherwood.

Os Spurs contam também com o retrospecto dentro de casa: venceram as últimas cinco partidas que atuaram como mandante. No entanto, recebem um adversário atrevido que perdeu apenas uma partida nas últimas dez que disputou longe de Anfield.

O jogo deste domingo será digno da história de ambos os clubes. E o massacre do dia 15/12/2013 estará longe de se repetir.

Na temporada passada o Liverpool massacrou o Tottenham dentro do White Hart Lane

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Vasco de 2014 se parece com o de 2009 nos números, mas precisa encontrar sua regularidade vencendo mais para ser campeão da Serie B

O Vasco parece estar mais preocupado em voltar à primeira divisão do que com o bi campeonato da Serie B. E faz bem, visto que suas limitações técnicas são maiores e evidentes comparadas às de outras equipes que também teriam de ser - e foram - protagonistas na segundona (caso de Palmeiras em 2013, o próprio Vasco da Gama em 2009 e Corinthians, em 2008 - se tratando apenas da era dos pontos corridos).

Em 2009 o Vasco encerrou o primeiro turno com 36 pontos, ao vencer o Ipatinga por 4 a 0 - na Serie B deste ano venceu dois adversários por 3 gols de diferença no placar: Atlético GO e Santa Cruz, na 3ª e 11ª rodada, respectivamente, e possui uma razoável média de 1,38 gols por partida. De positivo, os números da defesa montada por Adílson: apenas doze gols sofridos em dezoito jogos.


Vasco tropeçou no lanterna Vila Nova, que tinha apenas duas vitórias em 16 jogos. foto: O Globo

O Vasco pode vencer no fim de semana, chegar aos 35 pontos e assumir a liderança, caso América MG e Ceará não vençam na rodada. No ano em que foi campeão, o time comandado por Dorival Júnior fez isso. Assumiu a ponta na última rodada do turno e não deixou mais a liderança do campeonato. Terminou com 76 pontos ganhos, sete a mais que o segundo colocado Guarani e campeão absoluto do torneio.

A média dos gols sofridos pelo Cruzmaltino hoje é de 0,66 por jogo. Em 2009, na 38ª rodada, era de 0,76 gols por partida. No entanto, o ataque atual que marca 1,38 gols em média não supera o que era comandado naquele ano por Élton - artilheiro da Serie B com 17 gols e hoje jogador do Flamengo -, que marcou em média 1,52 tentos por jogo ao fim do campeonato. 

Por mais que o Vasco de 2014 possa se parecer na pontuação e nos números com o time de 2009, o que a atual equipe demonstra em campo é uma irregularidade seguida de tropeços inaceitáveis para quem deveria ser o protagonista do campeonato - nas duas últimas rodadas perdeu para o lanterna Vila Nova e empatou com o Icasa.

O time de Dorival levou algumas rodadas no início da competição em 2009 para se acertar, empatou determinadas partidas contra adversários teoricamente mais frágeis e obteve também derrotas. No entanto, a partir da metade do primeiro turno encontrou sua regularidade e passou a fazer três pontos por rodada constantemente, o que o colocou na liderança na 19º rodada e o premiou com o título no fim do torneio.

As oscilações são normais e esperadas em um campeonato tão longo como é o Brasileiro, mas se acontecem no meio da competição podem ser preocupantes. E é o caso do Vasco, que precisa ser mais constante se tratando de vitórias para desbancar seus adversários. Hoje o time da Colina é o que menos venceu dentre as equipes que ocupam o G4 (América MG 10V, Ceará 9V, Vasco 8V e Avaí 9V).

Derrotado apenas duas vezes nas dezoito partidas disputadas, o Vasco atual amarga oito empates, que o custaram 16 pontos na classificação. Dois empates a menos do que somou o time de 2009 em toda a Série B daquele ano.

O time de Adílson Batista empata muito, mas em compensação perde pouco. No entanto, se trocasse as oito igualdades por quatro vitórias e quatro derrotas na tabela de classificação, teria hoje 36 pontos e a liderança isolada do torneio.

Talvez o time de Adílson Batista precise arriscar mais e ter a ambição por vitórias digna da tradição e da importância do Vasco da Gama.

O Vasco goleou o Ipatinga e assumiu a liderança na 19ª rodada da Serie B em 2009. De lá não saiu mais até ser campeão. Relembre!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Emocionante e equilibrada. A primeira rodada da Premier League

Até aqui nove jogos. Apenas dois mandantes venceram e só o Manchester City saiu de campo com uma vantagem superior a um gol, ao vencer o Newcastle, no nordeste da Inglaterra, por dois a zero.

Em Old Trafford, Manchester United e Swansea abriram a temporada. Cercado de expectativas, os donos da casa sofreram e não conseguiram bater o time do País de Gales na estreia do técnico Van Gaal. Sung-Yong Ki abriu o placar para os visitantes. No início do segundo tempo Rooney igualou o marcador mas, Sigurdsson, aos 28 da etapa complementar, deu números finais ao jogo - na primeira rodada da temporada passada as duas equipes se enfrentaram, e o Swansea também venceu por dois a um.

De volta à Premier League, o Leicester recebeu o Everton na tarde de sábado, no King Power. Outro confronto equilibradíssimo da rodada primeira do inglês: dois a dois. No mesmo horário, o Queens Park Rangers, que voltou pra divisão principal após ser rebaixado na temporada 2012/2013, perdeu em seus domínios para o Hull City.

West Ham e Tottenham fizeram o clássico da rodada em Londres. Os comandados de Mauricio Pochettino suportaram a desvantagem numérica - Naughton cometeu pênalti e foi expulso aos 29 do primeiro tempo - e contaram com a sorte, quando Noble desperdiçou a cobrança.

No apagar das luzes o premio. E o autor do gol que deu a  heroica vitória aos Spurs foi o estreante da tarde: Eric Dier, ex. Sporting de Portugal, marcou aos 47 do segundo tempo. Festa dos visitantes no Upton Park.


No fim. Tottenham vence o Derby com gol aos 47 do 2º

Assim como o rival, o Arsenal também venceu um clássico regional e com gol no fim: dois a um no Crystal Palace. Hangeland, aos 34 do primeiro, abriu o placar no Emirates. Em seguida Koscienly empatou, ao receber cruzamento do recém contratado Alexis Sánchez.

O gol da vitória só saiu no fim. Aos 45 da etapa final, Ramsey aproveitou depois do bate-rebate dentro da área e venceu o goleiro Speroni. Dois a um para os comandados de Arsène Wenger.

No domingo foi a vez de campeão e vice estrearem. O  Manchester City aplicou 2 a 0 no Newcastle, no St. James' Park. Já o Liverpool bateu o Southampton em Anfield, por dois a um.

Burnley e Chelsea fecham a primeira rodada hoje, às 16:00 de Brasília, no Turf  Moor.

domingo, 3 de agosto de 2014

Para o protagonista da tarde, a vitória alvinegra significou bem mais que três pontos na tabela

O Figueirense havia reencontrado a vitória jogando dentro de casa na semana passada, quando venceu o Bragantino, pela segunda fase da Copa do Brasil. Mas a eliminação nos pênaltis diante da equipe de Bragança tornou o sabor do placar do jogo amargo para os catarinenses.

Hoje, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o até então lanterna da competição recebeu o Sport, quinto colocado e invicto a cinco jogos, e venceu.  Os comandados de Argel Fucks aplicaram sonoros 3 a 0 no placar e deixaram a última colocação com o Flamengo, que perdeu em Chapecó. A relevância do resultado se diz pelo fato de que até o início da 13ª rodada o representante da capital do estado de Santa Catarina havia marcado apenas cinco gols no campeonato - só na tarde deste domingo foram três.

Aos onze minutos Kleber, camisa dez e referência do time de Argel, sentiu uma lesão e teve de ser substituído. Para alguns reflexo da má fase e falta de sorte do Figueirense. No entanto, a saída forçada do agora meia do alvinegro foi, por incrível que pareça, benéfica aos donos da casa.

O treinador chamou Léo Lisboa, jovem de vinte anos e oriundo da base do clube. E a ansiedade que cercava o Orlando Scarpelli foi selada por ele, aos 42 minutos da primeira etapa. O gol tirava o clube da vigésima posição e, naquele instante, arrancava lágrimas do garoto, que não resistiu ao marcar seu primeiro gol como profissional.

Léo Lisboa emocionado no gramado do Orlando Scarpelli. foto: Charles Guerra

Foi dele também o contra-ataque armado aos 30 minutos da etapa complementar que originou o segundo gol do time de Florianópolis. O meia lançou Clayton - também da base do clube -, que avançou, invadiu a área e matou o jogo, evitando qualquer reação por parte dos pernambucanos. Marco Antônio fez o terceiro aos 38 do segundo.

O resultado colocou o time catarinense na 18ª posição, agora com dez pontos somados. No próximo final de semana, os comandados de Argel Fucks vão ao oeste de estado e realizam o segundo clássico regional dentro da competição - o primeiro foi em Criciúma, e derrota por 1 a 0 na terceira rodada -, contra a Chapecoense, na Arena Condá.

O Sport de Eduardo Baptista vai ao Rio. Enfrenta o Flamengo, no Maracanã. Apesar do revés em Florianópolis, os rubronegros se mantiveram na confortável quinta posição.

sábado, 2 de agosto de 2014

Minha coluna em 02/08 no blog

São Paulo precisa vencer o Criciúma pra não se distanciar do G4. Em 2013 não venceu

São Paulo e Criciúma se enfrentam na noite deste sábado, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi.

Ambos vêm de duas derrotas: O tricolor perdeu para a Chapecoense e Goiás, por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente. O time de Santa Catarina conheceu seu primeiro revés depois da volta do Campeonato após a Copa do Mundo diante do Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, por 2 a 0. No último fim de semana, em seus domínios, perdeu para o Vitória de Jorginho por 3 a 1.

Os donos da casa não podem nem pensar em perder. Em caso de derrota, os paulistas podem se distanciar em até doze pontos do líder Cruzeiro, que enfrenta o frágil Botafogo também neste sábado, no Maracanã. Muricy não poderá contar com Kaká.

O Criciúma também pode se complicar e entrar na zona da degola caso não vença o São Paulo esta noite. Apenas um ponto separa o Tigre de Coritiba e Flamengo, os dois primeiros do grupo dos últimos.

Em 2013, no Morumbi, os catarinenses levaram a melhor. Marcel e Lins marcaram os dois gols da vitória dos visitantes, no dia cinco de setembro, pela 18ª rodada. No jogo do segundo turno, em Santa Catarina, o Criciúma também venceu: 1 a 0, gol marcado por Wellington Paulista, logo no princípio do jogo. 

Brasileiro apitará a final da Libertadores na Argentina

Dia 13 de agosto, no estádio Nuevo Gasômetro, na Argentina, San Lorenzo e Nacional do Paraguai vão decidir o inédito título da Libertadores de 2014. 

Depois de 23 anos o Brasil voltou a não ter um de seus representantes pelo menos na semi-final do torneio. Mas na grande decisão da taça mais cobiçada da América, um pernambucano de 39 anos estará dentro das quatro linhas. Mas não como jogador e sim como o homem responsável pelo jogo e dono do apito: Sandro Meira Ricci será o árbitro da partida, auxiliado por Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

O primeiro jogo acontece na  próxima quarta-feira, dia 06, no Paraguai.

Parabéns, Schweinsteiger!

Hoje aquele rapaz que terminou a final da Copa do Mundo vencida pela Alemanha com o rosto sangrando comemora seu aniversário de número trinta. 

São doze anos de carreira, onde o alemão acumula nada menos do que sete Bundesliga, a tão sonhada UEFA Champions League e claro, a taça da Copa do Mundo, conquistada recentemente no Maracanã.

Bastian é um exemplo dentro e fora de campo e será sempre lembrado.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Minha coluna em 01/08 no blog

Vandalismo da torcida em Itaquera causa prejuízo de 45 mil reais ao Palmeiras

Os 258 assentos quebrados por torcedores do Palmeiras no clássico do último domingo, na Arena Corinthians, custará pouco mais de 45 mil reais aos cofres do clube do Palestra Itália - visto que cada cadeira custa em média R$ 175,00.

Alguns dos cretinos postaram fotos dos danos causados. Na legenda, se gabavam do feito. A polícia já identificou os envolvidos e tomará as devidas providências.

Os clubes podem ser punidos também pelo STJD com a perda de dez mandos de campo e com uma multa de até cem mil reais. O julgamento ainda não tem data marcada.

Lusa com novo comandante

Silas é o novo treinador da Portuguesa. O paulista de 48 anos chega ao Canindé para substituir Marcelo Veiga, demitido na última quarta-feira. O ex. jogador do São Paulo, após ser demitido do América MG no início do ano, estava até então sem clube.

A Portuguesa, do recém contratado Marcos Assunção, disputou 14 partidas na Serie B: seis derrotas, seis empates e apenas duas vitórias. O pífio aproveitamento de 29% justifica a 18ª colocação da equipe, que ocupa a zona de rebaixamento.

Silas está de volta à capital paulista. Mas dessa vez como treinador, e não como meio-campista do time do Morumbi. E terá muito trabalho...

CBF demitiu seu diretor de registros

As seguidas falhas do sistema de registros da CBF culminaram com a demissão de Luiz Gustavo Vieira, diretor de registros da Confederação Brasileira de Futebol.

O caso mais recente ocorreu esta semana, com a punição do STJD aplicada ao Brasília. O time do Distrito Federal conquistou a Copa Verde - em campo - diante do Paysandu, dia 21 de abril. No entanto, quatro jogadores da equipe tinham contrato até o dia 20 de abril, mas tiveram o contrato prorrogado por mais um mês. 

O problema é que na data da partida os nomes deixaram de constar no Boletim Informativo Diário - BID, o Brasília foi julgado, excluído da Copa Verde por decisão unânime, e hoje o Paysandu é o campeão do torneio e dono da vaga na Copa Sulamericana. Estranho.

Outro caso que desgastou a situação ocorreu no início do ano, quando o Icasa denunciou o Figueirense por escalar o lateral Luan de forma irregular, segundo constava no BID. A denúncia não foi aceita pelo STJD por estar fora do prazo.

Confronto direto pelo G4 em Florianópolis

Avaí e Luverdense se enfrentam hoje, pela 14ª rodada da Serie B, em Florianópolis. Os donos da casa vêm em ascensão no campeonato sob o comando do técnico Geninho. Pela competição nacional são três jogos e três vitórias, diante de Atlético GO, Ponte Preta e Joinville. 

Os visitantes vivem momento contrário. Nas duas últimas partidas foram duas derrotas, para Atlético GO e Oeste. No entanto, os tropeços da equipe comandada pelo jovem treinador Júnior Rocha não foram suficientes para afastar o representante do Mato Grosso da briga pelo grupo dos quatro primeiros colocados. Pelo contrário, a proximidade do G4 é tão grande que uma simples vitória diante do Avaí, na Ressacada, pode recolocar o clube no grupo de acesso à primeira divisão.