Translate

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Espanha, Holanda, Chile e Austrália. O guia do grupo B da Copa do Mundo

A Copa do Mundo sempre mexe conosco. Ela une o país e faz com que todas as desigualdades sejam deixadas de lado. As diferenças pouco importam e os problemas do cotidiano são esquecidos. Nem o país menos nacionalista escapa da magia da Copa, que transforma e une cada indivíduo da nação.

Desde o dia 2 de maio o blog vem fazendo um guia da Copa do Mundo. Serão oito postagens dedicadas a cada grupo do torneio -  você está lendo a segunda. Confrontos, favoritismo e as principais estrelas de cada equipe.


 Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália   
Iniesta fez o gol do título espanhol em 2010 e vai comandar atual campeã no Brasil

Em 2010, na África do Sul, Espanha e Holanda decidiram a final da Copa do Mundo. O zero a zero prevaleceu no tempo normal e, na prorrogação, Iniesta marcou o gol do título primeiro da Espanha.

Quis o destino que as duas seleções se encontrassem novamente, dessa vez no Brasil, e na fase de grupos. O time comandado por Vicente Del Bosque, atual campeão mundial e da Europa, entra como favorito à primeira colocação. Entretanto, diferentemente do grupo A, que tem um Brasil muito superior aos seus adversários, no grupo B a tendência é que as coisas sejam mais equilibradas.

Uma forte Espanha que defenderá o título deve sofrer com as questões climáticas, assim como todas as outras seleções da Europa. Entretanto, a média de idade dos espanhóis é superior a qualquer outra do continente. A questão temperatura gera discussões e, como não poderia ser diferente, a performance dos atuais campeões em solos sul-americanos também.

O jogo abertura do grupo B acontece no dia 13 de junho, em Salvador. A reedição da final do último mundial, como não poderia ser diferente, vai atrair a atenção de todos. Quem vencer dá grande passo à fase seguinte.

Holanda e Chile devem proporcionar um dos grandes jogos da primeira fase, dia 23/06, na Arena Corinthians, última rodada da primeira fase. Certamente a definição do grupo passará por esse jogo e o vencedor do confronto dificilmente não estará nas oitavas de final. Até porque a Espanha deve vencer a Austrália, no mesmo dia, em Curitiba.

O bom Chile que merece todo respeito inicia contra a seleção mais fraca das quatro presentes, a Austrália, em Cuiabá. Nas eliminatórias, os chilenos somaram 28 pontos em 18 jogos, ficando atrás apenas de Argentina e Colômbia. Na última data FIFA os comandados do técnico Jorge Sampaoli foram à Alemanha e complicaram a vida dos donos da casa, em plena Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart.

13/06 ESPANHA - HOLANDA (FONTE NOVA)
13/06 CHILE - AUSTRÁLIA (ARENA PANTANAL)

18/06 ESPANHA - CHILE (MARACANÃ)
18/06 HOLANDA - AUSTRÁLIA (BEIRA-RIO)

23/06 ESPANHA- AUSTRÁLIA (ARENA DA BAIXADA
23/06 HOLANDA - CHILE (ARENA CORINTHIANS)


37 dias, 5 semanas. O que parecia distante se aproxima e o inimaginável se torna real.

Leia também:

Grupo A