Translate

quinta-feira, 29 de maio de 2014

França, Suíça, Equador e Honduras. O guia do grupo E da Copa do Mundo

A Copa do Mundo sempre mexe conosco. Ela une o país e faz com que todas as desigualdades sejam deixadas de lado. As diferenças pouco importam e os problemas do cotidiano são esquecidos. Nem o país menos nacionalista escapa da magia da Copa, que transforma e une cada indivíduo da nação.

Desde o dia 2 de maio o blog vem fazendo um guia da Copa do Mundo. Serão oito postagens dedicadas a cada grupo do torneio -  você está lendo a quinta. Confrontos, favoritismo e as principais estrelas de cada equipe.


Grupo E: França, Suíça, Equador e Honduras

Terceiro melhor do mundo, Ribéry é a esperança Francesa no Brasil

A França entra como favorita à primeira colocação no grupo E, como não poderia ser diferente. Que os comandados do técnico Didier Deschamps são superiores tecnicamente aos rivais do grupo, ninguém pode negar. No entanto, basta rever o desempenho da Seleção Francesa em mundiais anteriores - venceram apenas um jogo somando todas as nove partidas de primeira fase disputadas desde 2002 - para entender que dificuldades serão encontradas, apesar da fragilidade de seus adversários.

Com campanha vexatória em 2010, na África do Sul, a França foi eliminada precocemente ainda na primeira fase. Bastou um empate com o Uruguai e duas derrotas, para  México e África do Sul, respectivamente, para que o time dirigido pelo técnico Raymond Domenech desse adeus ao mundial daquele ano. Não conseguindo repetir a boa atuação de 2006, onde chegaram à final, perdendo para a Itália, nos pênaltis, os franceses voltaram para casa com um apenas um gol marcado e o decepcionante posto de quarto pior time do mundial - tendo campanha superior apenas à Coreia do Norte, Camarões e Honduras.

A França estreia dia 15 de junho, diante da seleção de Honduras, em Porto Alegre. Para começar com o pé direito, fazendo boa vitória e mostrando desempenho convincente, o adversário não poderia ser outro. A frágil seleção hondurenha chega à sua terceira Copa do Mundo e, sem grandes ambições, espera no mínimo superar suas campanhas anteriores. Em 1982, ao empatar com Espanha e Irlanda do Norte na primeira fase, Honduras deu adeus ao mundial e voltou cedo para casa. Na participação seguinte o desempenho foi ainda pior: Duas derrotas e um empate diante da Suíça culminaram com a precoce e esperada eliminação.

O jogo abertura do Grupo E acontece também no dia 15. Às 13:00, Suíça e Equador pisam no gramado do belo estádio Mané Garrincha para darem seus primeiros passos no torneio. Ambas seleções têm os mesmos objetivos e reconhecem suas limitações dentro da competição. Tentar disputar a primeira vaga de igual para igual com a forte França é missão complicada e, por isso, lutam pela segunda colocação.

Reconhecida pela forte defesa, a Suíça entra como segunda força no grupo e certamente disputará a segunda vaga com o Equador. Apesar de não ter tradição em mundias, os suíços já marcaram presença em nove copas e chegam ao Brasil para disputar a décima de sua história.

15/06 SUÍÇA - EQUADOR (MANÉ GARRINCHA)
15/06 FRANÇA - HONDURAS (BEIRA RIO)

20/06 SUÍÇA - FRANÇA (FONTE NOVA)
20/06 EQUADOR - HONDURAS (ARENA DA BAIXADA)

25/06 EQUADOR - FRANÇA (MARACANÃ)
25/06 HONDURAS - SUÍÇA (ARENA AMAZÔNIA)

14 dias, 2 semanas. O que parecia distante se aproxima e o inimaginável se torna real.

Leia também:
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D