Antes de perder em pleno Camp Nou para o Valência neste domingo, o técnico Luis Enrique falou das dificuldades em digerir uma decepção tão grande, se referindo a eliminação de quarta-feira, para o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
O comandante finalizou a conversa com a imprensa minimizando os fracassos recentes da equipe catalã e elevando os adversários, algo raríssimo nos últimos meses: "Há rivais que podem ganhar de você", afirmou o espanhol. Não há nada de especial na declaração, mas note a mudança de discurso após as últimas derrotas e eliminação.
O Barcelona não perdia três partidas seguidas no Campeonato Espanhol desde 2003! Na época, após perder para Valência, Celta de Vigo e Atlético de Madrid, o então comandante Louis Van Gaal foi demitido do clube.
Apenas um ponto separa o líder do campeonato do terceiro colocado, restando cinco rodadas para o fim da competição. Um mês atrás, era inimaginável uma briga ferrenha entre as três forças do país nas últimas rodadas pelo título.
O Barça lidera com 76, mesma pontuação do Atlético, com saldo de gols inferior. O Real vem em terceiro, com 75, após sete vitórias consecutivas.
O mundo acostumou-se com um campeonato tão monopolizado nos últimos anos que a situação atual impressiona.
A última temporada em que apenas um ponto separava o líder do terceiro colocado há cinco rodadas do fim foi em 2002/03. O La Coruña tinha os mesmos 66 do segundo colocado Real Sociedad. O Real Madrid era terceiro, com 65.