Translate

domingo, 17 de abril de 2016

O Espanhol como você nunca viu

Antes de perder em pleno Camp Nou para o Valência neste domingo, o técnico Luis Enrique falou das dificuldades em digerir uma decepção tão grande, se referindo a eliminação de quarta-feira, para o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

O comandante finalizou a conversa com a imprensa minimizando os fracassos recentes da equipe catalã e elevando os adversários, algo raríssimo nos últimos meses: "Há rivais que podem ganhar de você", afirmou o espanhol. Não há nada de especial na declaração, mas note a mudança de discurso após as últimas derrotas e eliminação.

O Barcelona não perdia três partidas seguidas no Campeonato Espanhol desde 2003! Na época, após perder para Valência, Celta de Vigo e Atlético de Madrid, o então comandante Louis Van Gaal foi demitido do clube.

Apenas um ponto separa o líder do campeonato do terceiro colocado, restando cinco rodadas para o fim da competição. Um mês atrás, era inimaginável uma briga ferrenha entre as três forças do país nas últimas rodadas pelo título.

O Barça lidera com 76, mesma pontuação do Atlético, com saldo de gols inferior. O Real vem em terceiro, com 75, após sete vitórias consecutivas.

O mundo acostumou-se com um campeonato tão monopolizado nos últimos anos que a situação atual impressiona.

A última temporada em que apenas um ponto separava o líder do terceiro colocado há cinco rodadas do fim foi em 2002/03. O La Coruña tinha os mesmos 66 do segundo colocado  Real Sociedad. O Real Madrid era terceiro, com 65.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Avaí jamais perdeu oito seguidas em sua história

Se tratando de partidas oficias, a atual série de derrotas do Avaí é a maior em toda sua existência. Desde 1923 jamais houve oito derrotas consecutivas em partidas válidas por algum campeonato ou torneio.

Considerando partidas amistosas, houve seis derrotas seguidas na década de setenta, sete na década de oitenta, e oito em 2005.

Em 1974, no clássico de número 205, o Avaí de Zenon, campeão brasileiro pelo Guarani quatro anos mais tarde, perdeu por 1 a 0 para o Figueirense na disputa da Taça CMT.

Depois foram outros cinco resultados adversos: Paysandu, Vasco, Itabaiana, Coritiba e Bahia, todos pelo campeonato nacional.

Na década de oitenta, o Avaí perdeu para Criciúma(2x), Vasco, Joinville(2x) e Figueirense (2x). A partida diante dos cariocas marcou a inauguração do Estádio da Ressacada.

A sequência que iguala a marca atual – considerando o amistoso com o Marcílio Dias – aconteceu em 2005. Derrotas para Guarani, Santa Cruz, Grêmio(2x), Santo André(2x), Santa Cruz e Marcílio Dias.

A derrota no último domingo diante do Figueirense foi a sétima seguida no Campeonato Catarinense. Nunca aconteceu!

Com o revés no Couto Pereira, pela Liga Sul Minas Rio, frente ao Coritiba, são oito partidas oficias com derrotas. O maior vexame da história do clube.