Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Diego Costa está na lista e estreia pela Espanha dia 05, em casa, contra a Itália

Saiu a lista do técnico Vicente Del Bosque para o amistoso da Espanha, dia 05 de março, na data FIFA da próxima semana. O treinador divulgou seus convocados para o confronto contra a Itália e, entre eles, Diego Costa. O brasileiro naturalizado espanhol poderá finalmente vestir o manto campeão do mundo.

Chamado em novembro para dois amistosos da seleção espanhola contra Guiné Equatorial e África do Sul, mas não podendo participar das partidas por sofrer um lesão muscular na coxa, o atacante volta a figurar a lista preferencial de Del Bosque.

No Vicente Calderón o jogador poderá se sentir em casa. É lá onde ele chama a responsabilidade com a camisa do Atlético e  marca a maior parte de seus gols, que o colocam hoje como vice artilheiro do campeonato nacional, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, do rival Real Madrid.

O Sergipano que preferiu defender as cores da Espanha ao invés do Brasil, chegou a vestir a amarelinha em duas oportunidades: Diante de Rússia e Itália, ambas sob comando de Luis Felipe Scolari, o atacante defendeu as cores de seu país de origem. Depois disso optou pela Espanha e se naturalizou.


Diego Costa em ação pela seleção brasileira. Foto: GE

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A impunidade no futebol. Brasil vai se tornar o país da injustiça caso medidas judiciais não passem a ser tomadas

É mania do brasileiro tapar o sol com a peneira e de empurrar o problema com a barriga. Brecha aqui, brecha ali, e as impunidades vão ficando cada vez mais banais no nosso país.

A dias presenciamos a morte de um torcedor organizado do Santos, cuja torcida prometeu vingança. Lamentável para ambas as partes.

Semanas atrás a invasão no centro de treinamento Joaquim Grava do Corinthians veio á tona. As câmeras do CT nos levavam a acreditar que as medidas judiciais necessárias seriam tomadas e os invasores punidos. Nada aconteceu.

As cenas de terror na Arena Joinville na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 do ano passado. Verdadeiros marginais, que poderiam ser facilmente identificados com as imagens da TV. Alguns até foram, mas anteontem, grande parte foi liberada para responder o processo em liberdade.

Anos atrás, na Europa, se via tanta barbárie quanto vemos hoje aqui. Talvez os problemas fossem até maiores. E lá eles resolveram. Não por total, mas, dentro de estádio de futebol, ou você se comporta ou não verá mais jogos do seu clube por um bom tempo. No velho continente, a justiça não permite que você faça sacanagem em mais de uma oportunidade.

Pra se ter noção: Teve  sujeito  que esteve na Bolívia, preso em Oruru, na briga do Mané Garrincha com a torcida do Vasco e ainda na invasão do CT... Pífio.

Mas acabar com esses marginais não é tão simples assim. Facções criminosas não se desmancham facilmente, a paz entre elas não é zelada do dia pra noite.

É necessário que haja mudança na forma de julgar os bandidos do futebol. Menos brechas e mais rigorosidade no cumprimento de leis. Não podemos permitir que esses continuem se aproveitando do esporte mais amado do mundo para fazer baderna e provocar a insanidade por onde passam.

Chegou a hora do país do futebol se tornar o país da justiça.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pra salvar a temporada: Manchester United pega Olympiacos na Grécia

Em instantes Olympiacos e Manchester United entram em campo para começar a decidir seus rumos na UEFA Champions League. O Karaiskakis Stadium é o palco da partida que, a essa hora, já ferve para o primeiro jogo do confronto.

Aos gregos, oportunidade de chegar as quartas de finais depois de 15 anos, onde foram eliminados pela Juventus da Itália, em 1995. Para o gigante de Manchester, o único caminho para salvar 2013-14 e justificar o altíssimo custo de seu elenco.

Diferente do ano passado, onde entrou como um dos favoritos ao título e acabou caindo para o Real Madrid nas quartas, os ingleses chegam para a segunda fase da competição sem tanto brilho e a expectativa, obviamente, não é das melhores.

Confronto sem favorito. Mas a camisa pode pesar...


Georgios Karaiskakis ferve em dia de jogos do Olympiacos. foto olympiacos.blogspot

Fracasso na Premier League, onde possui apenas 45 pontos(15 a menos do primeiro colocado), o United do treinador David Moyes busca na competição européia algo para festejar em 2014. Depois da aposentadoria de Alex Ferguson, os vermelhos de Manchester se viram tropeçar constantemente na liga nacional, perdendo de vista o 'g4 Inglês' e ficando muito distante do rival Chelsea, líder do campeonato.

Acumulam ainda as precoces eliminações da Copa da Liga e da FA Cup, para Sunderland e Swansea, respectivamente. Isso só em 2014, e ambas dentro do Old Trafford.

Portanto, Manchester United e David Moyes precisam da Champions League. Para salvar o ano, para justificar o alto custo e colocar a equipe onde merece: Brigando sempre entre os melhores.





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Coerente e convicto. Felipão fecha lista com Fred e Jô

Felipão fechou sua lista de convocados para o amistoso contra a África do Sul, em Joanesburgo, o antepenúltimo antes do início do mundial.

Atípica, a lista para o duelo contra os Africanos teve, primeiramente, a convocação dos jogadores que atuam na Europa e, semanas depois, o complemento, com os atletas que jogam no Brasil. Com o objetivo de dar mais tempo de observação a comissão técnica canarinha sobre o grupo.

Os dias que antecederam a data de hoje, onde Felipão cravou Fred, Jô e Jefferson na relação foram de muitas especulações. Principalmente por parte de torcedores clubistas que, cegados pela paixão, saiam por aí com qualquer campanha: "Hernane é seleção"; Ou Walter, como queiram.

A verdade é que Scolari não surpreendeu. Se manteve convicto em suas ações e extremamente coerente com seus atletas. Precave qualquer desconforto no grupo, o mantém fechado e evita, por total, qualquer caso de desconfiança.

E por mais que digam que o amistoso do dia 05 de Março seja o último para testes e que Felipão deveria observar novas peças. O mundial é logo ali e, a hora para grandes experiências já passou.

A lista completa: Júlio Cesar e Jefferson / David Luiz, Dante e Thiago Silva / Daniel Alves, Marcelo e Rafinha/ Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho e Ramires/ Oscar, Willian, Hulk, Neymar e Bernard/ Fred e Jô.



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Embolada, Premier League volta neste final de semana

Algumas rodadas atrás, neste blog, afirmei que a tabela da Premier League ia se desenhando e nos dizia quem brigaria por título e por vaga à UEFA Champions League. Acontece que o Liverpool tratou de massacrar o Arsenal, em sonoros 5-1, em Anfield. O Manchester City fez questão de perder em casa pro Chelsea e este, de empatar com West Ham e West Bromwich. 

O Campeonato Inglês mais equilibrado de todos os tempos volta amanha com sete jogos. Domingo acontece o fechamento da rodada, com três partidas. 

Recomendo!

Sábado
Chelsea - Everton ás 9:45, no Stamford Bridge
Arsenal - Sunderland ás 12:00, no Emirates Stadium
Cardiff - Hull City ás 12:00, em Cardiff City
Manchester City - Stoke City ás 12:00, no Etihad Stadium
West Brom - Fulham ás 12:00, no The Hawthorns
West Ham - Southampton ás 12:00, no Upton Park
Crystal Palace - Manchester United ás 14:30, no Selhurst Park

Domingo
Liverpool - Swansea, ás 10:00, em Anfield
Newcastle - Aston Villa, ás 10:00, no James Park
Norwich - Tottenham, ás 14:00, no Carrow Road

Comportamento padrão FIFA

O Costão do Santinho, em Florianópolis, sediou o congresso técnico da Copa do Mundo, principal evento que antecede o mundial no Brasil, em junho. Dirigentes, técnicos, jornalistas de todo o mundo estiveram presentes na capital catarinense, que literalmente abraçou o evento.

Segurança de primeira, organização e um resort indescritível. De fato a FIFA não tem do que reclamar, tudo em Florianópolis saiu como o esperado.


foto: diário catarinense

As manhãs no Costão do Santinho foram longas: Arbitragem, TV, aquecimento, normas de chegada, cumprimento e até locomoção. A mesmice de sempre. Tudo relacionado ao tema foi discutido. 

De novo, a respeito do jogo, foram poucos pontos: 1.Foi decidido que quando houver dúvidas a respeito da ultrapassagem ou não da bola sobre a linha do gol, o telão do estádio mostrará o lance. Evitando problemas maiores; 2. Em cidades com a temperatura elevada, o árbitro do jogo pode recorrer a famosa ''parada técnica''; e... 3. A FIFA exigiu um aperto de mão mais informal entre os jogadores. 

Será que podia dormir no auditório?!

Além disso, foi lembrado que, com dois cartões amarelos o atleta está automaticamente suspenso da partida seguinte. Mas o mais importante: A partir das quartas de finais os cartões estão zerados. 

E terminou em três dias a participação direta de Florianópolis na Copa do Mundo.




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Revés de não sediar mundial é apenas susto e Curitiba 'vai à Copa'

No dia 21 de janeiro o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, visitou o estádio do Atlético-PR, a Arena da Baixada, sede paranaense na Copa.

O Francês constatou um atraso preocupante nas obras e alegou que, caso não demonstrasse evolução nas obras nos próximos dias, a cidade ficaria de fora do mundial.

O medo e a preocupação com o fracasso surgiram, levando o até então acomodado governo do Paraná a mesclar um comitê gestor, com membros do estado, da prefeitura e do COL(Cômite Organizador Local - Da FIFA), intitulados de organizar as prioridades na obra, de acordo com as exigências da FIFA.



Comitê do governo ditou o ritmo e as prioridades da obra e arena avançou, convencendo Charles Botta, consultor de estádios da FIFA. foto: Antônio More

Nesta terça-feira, em Florianópolis, aconteceu o congresso técnico do mundial e o secretário Valcke confirmou que a cidade sediará a Copa.

Muito por conta do comitê organizado pelo governo, as obras do estádio evoluíram consideravelmente, impressionando o consultor de estádios da FIFA, Charles Botta, que visitou a Arena na manhã de hoje.

Seria trágico para Curitiba caso a cidade não viesse a sediar o mundial. O Atlético que tinha um belo e preparado estádio e, em tese, seria o primeiro a concluir sua arena, por muito pouco, não fracassou. Felizmente. E ainda poupou seu dinheiro da conta da FIFA pela multa que teria de pagar...

Que venha a Copa!
 


Arena da Baixada precisava apenas de boa reforma e de alguns reparos essenciais. Por pouco não fica de fora. foto: Cláudio Machado

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Com saudades? Ela está de volta!

Pra quem sentiu falta ela voltou. A UEFA Champions League recomeça nesta terça(18) com os confrontos mata-mata.

Na Inglaterra Manchester City e Barcelona fazem um dos duelos mais esperados das oitavas de final.

Os Citizens, classificados em segundo no grupo D, que ainda tinha Viktoria Plzen, CSKA Moscou e o atual campeão europeu e primeiro colocado no grupo Bayern de Munique, recebem o poderoso time de Messi, Neymar e companhia, no Etihad Stadium.

O Barça, líder do Espanhol com 60 pontos e sonoros 83.3% de aproveitamento na liga, vai à terra da rainha em busca de um bom resultado, para, no dia 12 de maio, resolver o confronto na Catalunha.

Outro jogo que acontece nesta terça-feira é o que envolve os alemães do Bayer Leverkusen e o Paris Saint-Germain. O Bayer jogou a fase inicial no grupo A, e foi a segunda  junto com o Manchester United.

Em seus domínios, um dos quatro representantes da Alemanha na Copa recebe o único Francês e pretende, com a força de sua torcida, abrir boa vantagem para o confronto da volta, no Parc des Princes.

O PSG de Lucas e Ibrahimovic sobra no campeonato nacional, onde lidera com 5 pontos a frente do segundo colocado Mônaco. Os franceses se classificaram no grupo C, junto com o Olympiacos.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Rola a bola da Libertadores. Os grupos e a expectativa de cada brasileiro no torneio




A competição mais importante da América vai começar hoje. As 32 equipes, divididas em 8 grupos, buscam vaga às oitavas de final da taça mais cobiçada do continente.

Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Flamengo e Atlético MG representam o Brasil. Os mineiros um pouco a frente, pela manutenção de seus elencos e pela força dos mesmos. Do Cruzeiro se espera mais, do Galo, ainda que se tenha a expectativa por ser o atual campeão, fica a dúvida sobre o trabalho do novo técnico Paulo Autuori.

Em tese, o Grêmio é o que terá caminho mais complicado na primeira fase(Nacional-URU, Newell's e Nacional de Medelín). O time do bom Enderson Moreira não conta com algumas das estrelas de 2013, mas certamente mostrará já no primeiro jogo contra o Nacional do Uruguai a cara do novo comandante. Dureza!

Hoje no Maracanã é a vez do Botafogo. Depois de 18 anos os alvinegros voltam a competição, embalados pela classificação primorosa diante do Desportivo Quito. É claro que os botafoguenses não podem criar grandes expectativas, até porque o time não fez grandes investimentos. Mas...

Em Curitiba o Atlético se desmontou, se desfez de Vágner Mancini e de inúmeros importantes jogadores do time revelação do ano passado. A filosofia de investir pouco e apostar nas categorias de base segue. O furacão certamente briga pela segunda vaga do grupo 1.

No Rio o Flamengo se reforçou a medida do possível. Sem Elias, os cariocas têm outra cara. Vieram Elano, a promessa Lucas Mugni, Alecsandro, entre outros. O time de Jayme de Almeida estreia nesta quarta, diante do León.
Mas o que se pode esperar do  rubro negro? Nem os flamenguistas sabem.



Grupo 1. Vélez Sarsfield, The Strongest, Universitário e Atlético-PR.

Grupo 2. Unión Española, Botafogo, Independiente del Valle e San Lorenzo.

Grupo 3. Cerro Porteño, Deportivo Cali, Lanús e O'Higgins.

Grupo 4. Atlético-MG, Nacional(PAR), Santa Fé e Zamora.

Grupo 5. Cruzeiro, Defensor, Real Garcilaso e Universidad de Chile.

Grupo 6. Newell's Old Boys, Grêmio, Nacional(URU) e Nacional de Medelín.

Grupo 7. Bolívar, Emelec, Flamengo e León.

Grupo 8. Peñarol, Arsenal de Sarandí, Santos Laguna e Deportivo Anzoátegui.




quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Jogo do século

Depois de 18 anos o Botafogo voltou a ver de perto a Libertadores. Vencendo, a equipe carioca chega a um feito inédito neste século e deixa pra trás toda a fama de azarão. Se perder, a frase: "Tem coisas que só acontecem com o Botafogo" voltará à tona. Coisas do futebol.

A última participação do clube na competição foi em 1996, quando jogou no grupo de Universidad Católica, Corinthians e Universidad de Chile. Classificado, enfrentou o Grêmio de Jardel nas oitavas de final e foi eliminado.

Túlio Maravilha comemora gol marcado diante do Universidad de Chile, pela fase de grupos.
 foto: Sportv


O jogo

Hoje, às 22:00 horas, o time comandado pelo técnico Eduardo Húngaro entra em campo, num Maraca lotado, diante de uma torcida ansiosa que vai ver o tempo voar. A aflição tomará conta dos alvinegros pois, certamente, o Botafogo não terá vida fácil.

Em Quito, no jogo de ida, o Desportivo aplicou 1-0, levando a vantagem do empate no confronto da volta, no Rio de Janeiro.

O técnico dos cariocas optou por Wallyson no lugar do volante Rodrigo Souto. Necessário. Assim, deixa de jogar com três volantes e passa, muito possivelmente, para um 4-2-3-1, esquema utilizado por Oswaldo em 2013. O ex jogador do Cruzeiro dá mais dinâmica e velocidade ao Botafogo, que pouquíssimo teve no confronto na altitude...

O alvinegro vai com: Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Júlio Cesar. Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Jorge Wagner e Wallyson. Ferreyra é o atcante.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Chelsea para ataque do Manchester City no Etihad, embola briga pelo título e devolve posto de líder ao rival Arsenal

Manchester City e Chelsea entraram em campo na última segunda-feira, dia 03.O jogo fecharia a rodada 24 da Premier League e todas as atenções se voltavam ao duelo. Mais um daqueles que, quem é amante do futebol, não pode perder.

Vencendo, a equipe de Manchester reassumiria a liderança da competição, abrindo vantagens para Arsenal e Chelsea. Os comandados de José Mourinho, com a vitória, alcançavam o adversário em número de pontos na tabela, devolvendo a liderança ao Arsenal, que era líder até a vigésima segunda rodada e já tinha feito sua parte no domingo, quando bateu o Crystal Palace no Emirates por dois gols a zero.

De um lado o avassalador Manchester City, dos 68 gols marcados em 23 jogos, mas que não teria o bom Fernandinho, nem os ofensivos Nasri e Agüero, que o levaria a enfrentar algumas dificuldades. Mourinho sacou Oscar e lançou o Sérvio Matic, recém contratado ao Benfica, e deu mais suporte ao setor. Willian fechava o corredor direito e Hazard o lado oposto. Disposto em Campo, a equipe de Londres marcou forte e não permitiu que os Citizens jogassem.

Sem Agüero e Nasri, Pellegrini teve de alterar seu esquema de jogo, passando do  4-2-3-1 para o tradicional 4-4-2, optando por dois homens de referência no ataque, Dzeko e Negredo. Sem sucesso.

O Manchester City sentiu falta de sua rápida transição defesa-ataque, quase perfeita na mescla de Yaya Touré com Fernandinho(que deu lugar à Demichelis). Sem dinâmica do meio pra frente, o monótono ataque se tornou presa fácil para a defesa dos Blues.

Traiçoeiro, o Chelsea chegava com perigo. Aos 32 minutos, Ivanovic pegou a sobra de uma jogada de Hazard e emendou, de primeira, o único gol da partida que deu a vitória aos comandados de José Mourinho.


foto: theguardian.com

A vitória embolou ainda mais a briga pelo topo da Barclays. Com o resultado, o Chelsea se manteve na terceira colocação, alcançando a equipe de Manchester no número de pontos, mas ficando atrás pelo saldo de gol.

O Arsenal, em primeiro, tem 55, City e Chelsea vêm na sequência, ambos com 53 pontos.






A despedida do Reizinho

Daqueles que passam, fazem história e marcam. A carreira de Juninho Pernambucano no Vasco e no futebol, como jogador, se encerrou oficialmente ontem.

Já adiantada pelo presidente Roberto Dinamite na quarta-feira passada, após a vitória Cruzmaltina sobre o Audax, a aposentadoria do "Reizinho da Colina" foi anunciada oficialmente na última segunda, dia 03. O meia esclareceu tudo sobre sua decisão. Falou de sua carreira, personalidade, das mágoas que afirma não guardar, e principalmente a gratidão pela torcida do Vasco. Citou seleção, a frustração pela não convocação de 2002 e o fracasso de 2006.

"Não tem muito o que falar. Tenho muito mais a agradecer a todos com quem pude conviver em 20 anos de jogador profissional. Depois da última contusão tinha decidido parar. Mas acabei me recuperando e sendo convencido a tentar voltar a jogar e disputar o Carioca, até pela possibilidade real de uma conquista. Mas não estava reagindo aos treinamentos como antes, não ia conseguir ser competititvo como sempre fui. E isso mexeu comigo. Ao longo de 20 anos eu nunca tive muito prazer em jogar futebol. Pelo contrário, aquilo era minha profissão. E sempre levei muito a sério. Este ano disputei um coletivo de 60 minutos e tive de ficar dois dias sem treinar. Ali percebi que não dava mais"


Juninho iniciou no Sport do Recife, em 1991. Depois de 4 anos partiu para o eixo Rio-SP, onde jogou no Vasco e se tornou ídolo, pelas inúmeras conquistas. Em 2001 foi para a França, defender o Lyon. Conquistou nada mais nada menos do que todos os sete títulos franceses da equipe, tornando-se Rei também no velho continente . O Pernambucano passou por Al-Gharafa e New York Red Bulls, além de Vasco e Lyon.
Indubitavelmente, Juninho é daqueles que quando o torcedor Vascaíno lembrar, sentirá saudades.